laranja_cima.jpg

PROJETO CULTURAL
de escola 2020/21

Para o PCE-CV 2020_2021 a problemática emergente e mobilizadora surgiu num contexto de incerteza e receios. Considerando a vivência de três anos que ilustram uma brutal e inesperada mudança de paradigma, nunca um “antes”, um “durante” e um “depois” fizeram tanto sentido. Se em 2019 nada nos fazia prever o que viria a ser 2020, em 2020 ninguém ousava prever o que seria 2021. Assim, em jornada pedagógica, decidimos eleger o seguinte tema anual para o Colégio Cesário Verde:
 

[email protected] - A Arte como caminho para nos reencantarmos pelo Mundo.
 

Desafiamo-nos a reencantar cada aluno, fazendo o melhor que sabemos, pelas artes, pelas ciências matemáticas, da natureza, sociais, pela tecnologia, pelas línguas e literatura, pela comunicação, pela vida em cidadania. É um desejo que põe em movimento toda a comunidade educativa. Transpira pelas conversas, pelos espaços, pelas pessoas, motivando professores e dando sentido ao trabalho diário, onde os afetos permeiam o dever de educar e de cuidar, que move o empenho coletivo em fazer da escola um lugar feliz para formar pessoas fantásticas.

Os professores acompanham os alunos na criação interdisciplinar e as criações são partilhadas em aula aberta ou em mostras intensivas de partilha, discussão e vivência, numa azáfama que indisciplina a rotina no colégio, entre pares ou com as famílias. A par está o compromisso de planear visitas de estudo e acolhimentos, trazendo a cultura à escola ou levando a escola à cultura, para que se possa pressentir a relação do eu/aluno com o eu/mundo e o outro/mundo. Vamos desafiar, emancipar e contribuir para concretizar o projeto de reencantar.

MÊS REFLEXOS/ JUN-JUL.21

No Mês Reflexos 2021 decorreram aulas diferentes de apresentação e partilha dentro da comunidade escolar, das criações e experiências conjuntas desenvolvidas ao longo do ano como parte do projeto cultural de escola, em parcerias interdisciplinares. Para os que fazem é um momento de exposição com alegria e orgulho, para os pares dentro da escola, os docentes e não docentes, e as famílias à distância, é um momento de observação, onde os alunos entre si exercitam a atenção ao outro e o exercício crítico de apreciação estética. Ao coincidirem com o final do ano letivo, para os alunos finalistas, estes momentos foram também rituais de celebração e passagem para novas etapas da sua vida escolar.

creche e
PRÉ-ESCOLAR

1.ºCICLO

2.ºCICLO

3.ºCICLO