PROJETO CULTURAL   de escola

O Projeto Cultural de Escola (PCE) é uma construção decorrente da adesão do Colégio Cesário Verde ao Plano Nacional das Artes (PNA). Segundo o PNA, a intenção desta medida é criar um projeto comum dentro da escola, transformador e transdisciplinar, que se pode desenvolver de várias maneiras, e procura abordar uma temática ou uma questão relevante para a comunidade educativa.

No Colégio Cesário Verde entendemos a cultura como processo, objeto e fenómeno dinâmico que envolve as ciências, o ambiente, a cidadania, o desporto, as artes. Vemos o PCE-CV como um projeto de várias ações, atividades, experiências e deslocações, num caminho feito por muitas pessoas, onde participam profissionais da dança, teatro, música e artes plásticas. Ativamos o nosso modelo de colaboração interdisciplinar e interciclos, de transversalidade horizontal e vertical, que estimula criar ao longo do ano, projetos emergentes da prática quotidiana das aprendizagens e visíveis, envolvendo na medida do possível parceiros externos neste percurso.

O PCE-CV conta com uma comissão consultiva externa com representantes da Escola Superior de Dança do IPL, Fundação CCB – Fábrica das Artes, Biblioteca de Marvila – CML e Junta de Freguesia de Marvila.

Paula Varanda, Diretora

PNA.png
Paula Varanda.webp