1/7
PROJETO EDUCATIVO

O Colégio Cesário Verde constrói os seus métodos pedagógicos sobre princípios de educação que colocam o aluno no centro da formação, numa perspetiva de construção do seu próprio conhecimento, de aprendizagem da vida social e de desenvolvimento pessoal.

ESPÍRITO DE LIBERDADE E AUTONOMIA

Ao desenvolver o seu próprio Projeto Educativo, o Colégio Cesário Verde pretende dar resposta a um imperativo: pôr em prática um modelo pedagógico ajustado às necessidades educativas do mundo de hoje.

Colocando o aluno no centro do processo de aprendizagem, valorizando a sua individualidade e personalidade, este Projeto Educativo visa formar com espírito de liberdade e autonomia.

04.png
OE_.png
ARTES PARA CRESCER

A valorização das artes no desenvolvimento e aprendizagem da criança e do adolescente é uma característica distintiva do nosso modelo pedagógico. Por isso temos uma oferta educativa que integra as artes no quotidiano da aprendizagem e das relações precoces. Por outro lado, características das artes como a criatividade e a colaboração, o sentido estético e cultural e a expressão e comunicação multimodal, informam, desafiam e complementam a assimilação do conhecimento científico, tecnológico, das línguas e do mundo que a educação, do berçário ao final do ensino básico, tem por missão proporcionar. A criatividade é um poder essencial para o século XXI, que propomos desenvolver com um ensino onde a dança, a música, a pintura e o teatro estão regularmente em diálogo com as outras disciplinas e facilitam o crescer e aprender.

APRENDER POR DESCOBERTA

Combinando métodos experienciais, expositivos e participativos, os alunos são chamados a ver, ouvir, questionar, imaginar, resolver, projetar e executar. Os parâmetros e conteúdos curriculares orientadores para a educação na infância e no ensino básico estão presentes e são adquiridos num quotidiano de aprendizagem que estimula a curiosidade e a imaginação, motivadoras do empreendimento e do sucesso que devolvem satisfação. Este princípio aplica-se verticalmente nos vários níveis do colégio e horizontalmente nas diferentes disciplinas, promovendo a interação e colaboração entre toda a comunidade escolar em projetos comuns e o conhecimento do mundo exterior, cultural, científico, tecnológico e social.

OE_4.png
OE_2.jpg
PARCERIAS PEDAGÓGICAS

Este Projeto Educativo fomenta a colaboração entre o corpo docente através de temas transversais aos diferentes ciclos de ensino ou através de projetos interdisciplinares dentro de um mesmo ano ou ciclo de escolaridade. Educadoras, professoras titulares, diretores de turma e outros professores, das artes, das línguas, das ciências, do desporto e das tecnologias, são estimulados a planear estratégias comuns de ensino e avaliação, bem como unidades didáticas relacionadas e complementares entre si, num projeto coletivo e partilhado de consolidação das aprendizagens essenciais e de desenvolvimento de um perfil de aluno preparado para a mudança.

CURRÍCULO INTERNACIONAL E ENSINO BILINGUE

Para além dos benefícios cognitivos provados da aprendizagem precoce e persistente de uma segunda língua, o domínio da língua inglesa e a sua abrangência a conhecimentos globalmente essenciais, preparam os alunos para o futuro numa escala internacional. Através de uma parceria com o sistema Cambridge Assessment International Education (CAIE) iniciámos em 2019 um processo diálogo e integração do currículo internacional no programa do currículo nacional que adoptamos, determinado pelo Ministério da Educação. Mais do que impor um plano de estudos, O CAIE trabalha com as escolas para desenvolver as melhores práticas educativas, de acordo com as tendências a nível internacional de aperfeiçoamento do ensino e da aprendizagem, baseados em curiosidade e paixão, num percurso de sucesso da educação onde se aprende, descobre e alcança no processo de preparação para a vida.

OE_6.png
OE_3.jpg
CONHECIMENTO TECNOLÓGICO

Saber utilizar a tecnologia e compreender os seus múltiplos meios e aplicações são ferramentas essenciais para os futuros profissionais do século XXI. A aprendizagem de tecnologias da informação e comunicação (TIC) para garantir a literacia digital, a utilização criativa de tecnologias para resolver problemas e apresentar projetos, e a familiaridade com recursos pedagógicos em novos média para estudar, acompanham o programa curricular dos alunos no Colégio Cesário Verde. Para uma educação tecnológica adequada ao Projeto Educativo do colégio, contribuem parcerias com projetos inovadores externos e de referência na educação STEAM que promove um modelo de integração da ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática num processo de aprendizagem participado pelos alunos para criar uma base de conhecimentos aplicável à vida real.

SAÚDE, BEM-ESTAR E AMBIENTE

A prática desportiva faz parte do desenvolvimento de competências transversais e é valorizada no currículo como todas as outras disciplinas e atividades. Esta componente habilita os alunos para uma boa condição física, baseada em força, agilidade e domínio do corpo, promove a saúde e o bem-estar e contribui para o espírito de equipa entre alunos, com os professores e no sentido de comunidade escolar. A educação para a saúde e bem-estar é participada por vários domínios curriculares, como o estudo do meio e as ciências naturais entre outras, e em estreita relação com a educação ambiental e o compromisso para a sustentabilidade do planeta Terra.

OE_5.png
Conheça a nossa Política de Privacidade

CV - Colégio Cesário Verde

Tel: 21 945 75 90/1/2   /  geral@cesarioverde-ensino.pt 
Av. Infante D. Henrique, Lote 309 | 1950-421 Lisboa