
LAB_ARTES PERFORMATIVAS
Teatro, Canto e Dança
Lab_Artes Performativas é um curso que contempla o Teatro, Canto e Dança para crianças e jovens. A nossa programação é direcionada a todos os que pretendam desenvolver as suas competências artísticas num ambiente lúdico e acolhedor. Os nossos professores são profissionais que desenvolvem a sua atividade trabalhando nas mais diversas áreas artísticas e que partilham com rigor técnicas, experiências e conhecimento.
Diferenciamo-nos pela oferta da disciplina de Laboratório Criativo, sempre com professores convidados ao longo do ano e onde os alunos/as podem experienciar outras áreas artísticas, complementares ao Teatro, Canto e Dança.
No final do ano letivo será organizado um espectáculo com todos para ser apresentado à comunidade.
CURSO
GRUPOS E HORÁRIOS
As nossas aulas estão divididas em três grupos de diferentes faixas etárias que vão dos 4 aos 16 anos.
APRESENTAÇÃO
Este projeto nasce da vontade de criar um curso artístico com uma abordagem diferenciada. Apresenta-se como um espaço de criação artística onde se fundem três áreas fundamentais, o teatro, a dança e o canto, que serão a base de uma formação artística pluridisciplinar assente na experimentação de processos criativos direccionados para a construção cénica (realização de espectáculos). Queremos também incentivar neste curso o processo criativo, duma forma lúdica e laboratorial, e que nos permita desenvolver o potencial de cada aluno e do grupo.
A nossa programação é direcionada a todos os que procuram exercitar e desenvolver seu potencial criativo. Cada aluno pode beneficiar, de alguma forma, do LAB_ Artes Performativas. Podem juntar-se a nós porque gostariam de construir uma base sólida, para dar os primeiros passos num eventual percurso profissional ou para desbloquear os seus talentos, superar a sua timidez, aumentar a sua confiança ou alargar as suas componentes sociais. Queremos transmitir toda a alegria que as artes performativas possuem, aliadas aos benefícios que as crianças e jovens podem retirar destas aprendizagens.
Os nossos professores são profissionais que desenvolvem a sua atividade trabalhando nas mais diversas áreas artísticas e que partilham com rigor técnicas, experiências e conhecimento.
Para além do Teatro, da Dança e do Canto, temos como oferta suplementar uma disciplina que denominamos de Laboratório Criativo, sempre com professores convidados ao longo do ano e onde os alunos/as podem experienciar outras áreas artísticas complementares tais como Vídeo e Novas Tecnologias, Percussão, Hip-Hop, Dança Jazz, Máscara e Clown, Cenografia, Figurinos, Escrita, Improvisação, etc.
No final do ano letivo realizar-se-á um espetáculo final, em que os alunos/as podem mostrar as competências adquiridas ao longo do curso. Esta apresentação formará um eixo de trabalho fundamental no qual se pretende desenvolver as qualidades e capacidades individuais de cada discente e do trabalho do coletivo na criação.


TEATRO
O teatro ajuda a desenvolver o trabalho de equipa e individual, sendo uma ferramenta para a compreensão do mundo que nos rodeia e uma ferramenta para a expressão e comunicação. Na variedade de contextos que oferece o âmbito específico do teatro, em todas as suas facetas de criação, os participantes experimentam as suas competências comunicativas tanto no plano linguístico (com textos dramáticos, narrações, contos, memorização, fonética e técnicas vocais), como sociolinguístico (elaboração de personagens, improvisação narrativa, expressão verbal, expressão corporal, interpretação e criação) e o pragmático (cenário, figurinos, adereços).
A improvisação teatral ajuda a canalizar a imaginação e a fomentar a liberdade expressiva da criança/jovem, aumentando a sua confiança e ajudando a socialização e comunicação que incentivam a tolerância para com os outros. A linguagem, a comunicação e a representação, são os conteúdos essenciais que são abordados com metodologias de trabalho específicas para a idade e para as particularidades individuais dos alunos. O trabalho técnico e o criativo são a amálgama em que o jogo dramático se produz, provocando o desenvolvimento afetivo, social e intelectual da criança/jovem.
OBJETIVOS GERAIS
-
Desenvolver a expressividade criativa
-
Adquirir domínio dos elementos dramáticos
-
Incorporar no jogo dramático as diversas técnicas cénicas
-
Interpretar cenas e improvisar situações imaginárias
-
Iniciar o role de espectador / ator
-
Representar pequenas obras teatrais para desenvolver a capacidade de comunicar e de se expor a um público
-
Participar nas diversas áreas que o teatro abrange para a realização dum espetáculo.
-
Possibilitar aos alunos expor as suas emoções e tensões, também o seu conhecimento do mundo e das pessoas, assim como a sua perceção da realidade
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
-
Representação de personagens
-
Representação de ações e movimento: atitude, estados de ânimo, sensações, imaginação
-
Controle do corpo no espaço e na relação com os outros.
-
Imaginação e espontaneidade
-
Improvisação
-
Estilização e presença em cena
-
Narração e comunicação
-
Desenvolvimento do pensamento e verbalização
-
Texto e dramaturgia
-
Comédia /tragédia
-
Teatro físico
-
Teatro musical
COMPETÊNCIAS
-
Assimilar da realidade, ao reviver a realidade nas suas representações.
-
A preparação e superação de situações e emoções.
-
Concentração e canalização da energia.
-
A expressão de pensamentos e sentimentos.
-
A expressão verbal, como instrumento de comunicação e de concretização de realidades.
-
A expressão corporal, como ferramenta de comunicação de sentimentos que não se podem transmitir unicamente com a verbalização.
-
A expressão plástica, através de máscaras, títeres e disfarces dirigidos a motivar, desinibir e incentivar a criatividade.
-
A expressão musical, como coordenadora do movimento, do som e da palavra. Ritmo e coordenação.
-
A expressão criativa, já que as crianças de forma espontânea vão elaborar os seus próprios diálogos, conforme surge na ação e na improvisação.
DANÇA
O movimento faz parte da vida quotidiana, está implícito em todas as acções que realizamos diariamente, mesmo de forma inconsciente. É assim que contactamos pela primeira vez com a Dança, algo de inato em todos nós, um modo de expressão que podemos explorar e desenvolver. Dançar não é só descobrir o nosso corpo, é descobrir o nosso estar, o que somos, o que sentimos.
A Dança é uma actividade mágica assente na energia humana, na vibração pura, envolvendo o pensamento a sensibilidade e o corpo no seu agir. O ensino da dança proporciona a aquisição de um vocabulário de movimento e de um modelo de referências espácio-temporais. O aluno/a descobre e toma consciência do seu corpo, consciência do movimento no espaço, e através de uma abordagem pluridisciplinar do movimento, desenvolve trabalho de improvisação, criativo, interpretativo e sensorial.
Esta aprendizagem está estruturada em três grandes eixos fundamentais:
Interpretação - Estimula o aluno/a a dançar tanto as suas criações como as de outros alunos ou do professor (o trabalho técnico e expressivo).
Composição - Estimula o aluno/a no sentido de ele ser autor/criador (o aluno deve pesquisar e explorar ideias de movimento, improvisar, seleccionar, depurar, etc.).
Apreciação - Estimula o aluno/a a saber apreciar (a observar, a reconhecer, a reflectir, a analisar e criticar o que observa).
OBJETIVOS GERAIS
-
Consciencialização do corpo e das suas capacidades
-
Consciencialização da postura, eixo, centro
-
Consciencialização do corpo como um todo, e do corpo enquanto objeto articulado
-
Desenvolver a organicidade e a coordenação motora
-
Explorar as várias técnicas de movimento
-
Explorar técnicas de relaxamento
-
Consciencialização da respiração
-
Noções rítmicas e dinâmicas
-
Promover a construção coreográfica
-
Desenvolver as capacidades de memória, organização e aplicação do material coreográfico com clareza
-
Desenvolver capacidades performativas, de improvisação e de composição coreográfica
-
Desenvolver a capacidade de criarem, executarem e apreciarem os seus trabalhos
-
Uso do processo de improvisação e pesquisa como início da descoberta autêntica e intencional do material a trabalhar
-
Estimular a capacidade de independência, autoconhecimento, competência crítica e analítica, comunicação, negociação e transmissão
-
Promover coneções entre a dança e outras formas de arte e novas tecnologias
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
Componentes da Dança
-
Centro/Eixo/Postura
-
Peso
-
Respiração
-
Foco
-
Relaxamento/Contração
-
Equilíbrio/Desequilíbrio
-
Forma
-
Energia/Qualidades de movimento
-
Espaço/Níveis/Direções
-
Ações
-
Dinâmica
-
Tempo/Ritmo
Composição Coreográfica
-
Macroestrutura (Estímulo coreográfico/Estrutura Coreográfica/Forma/Relação Movimento - outras formas de Arte)
-
Microestrutura (Áreas Temporais/ Áreas Espaciais/ Dinâmicas)
COMPETÊNCIAS
-
Domínio do centro do corpo e consciência do mesmo enquanto motor de todo o movimento
-
Reconhecer e explorar as capacidades adquiridas
-
Capacidade de cópia e execução
-
Domínio de várias técnicas de movimento
-
Capacidade de rápida aprendizagem de esquemas coreográficos
-
Capacidade de desenvolver ideias criativas e conceitos de movimento
-
Capacidades performativas e interpretativas
-
Comunicação clara e efetiva nas ideias de composição e seus conceitos
-
Reconhecerem e manipularem os Componentes da Dança
-
Capacidade de observação, análise, contextualização e crítica de trabalhos coreográficos
-
Conhecimento das responsabilidades enquanto artista perante outros colaboradores, intérpretes, músicos, técnicos, público, etc.


CANTO
O canto é uma atividade que desenvolve o corpo e a mente e que oferece benefícios de saúde às crianças e jovens que adquirem um maior conhecimento da respiração e do seu aparelho vocal. O canto desenvolve o raciocínio lógico, tal como a matemática, ajuda ao trabalho em equipa, a ouvir e ser ouvido, desenvolve a concentração, o ritmo e a harmonia, assim como estimula a responsabilidade e a sensibilidade. O canto e a música estimulam a comunicação em crianças e jovens tímidos como proporciona autoestima e confiança. Nesta área de formação, dotar-se-á aos alunos/as de conhecimento prático das ferramentas essenciais do trabalho vocal, o trabalho será articulado individualmente e em grupo com o objetivo de expandir e potenciar o aparelho vocal dos discentes. Sistematizar ao longo do curso diferentes parâmetros de avaliação vocal e exploração dos registos vocais para os potenciar.
OBJETIVOS GERAIS
-
Consciencializar a postura física e os diferentes tipos de respiração, as suas implicações no ato de cantar e no trabalho de texto e elocução.
-
Executar com destreza os diferentes tipos de respiração e âncoras de apoio físico-vocal e compreender as alterações que provocam na emissão vocal do canto e da fala.
-
Compreender a estrutura sintática e imagética do texto.
-
Executar com destreza a articulação do texto e a emissão do canto com a respiração e o apoio vocal.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
-
Postura e Respiração: o alinhamento vertebral e os tipos de respiração.
-
Colocação e projeção da voz
-
Dinâmica e volume da voz
-
Controle respiratório e vocal
-
Improvisação sonora
-
Exercícios de dicção e articulação
-
A voz em movimento: o corpo e o canto em relação integrada
-
A voz em personagem
-
A voz cantada
-
A improvisação sonora
-
A vocalização: passagem da verbalidade à musicalidade e expressividade vocal
-
Canto: coro e solo
-
Exploração criativa do texto na voz e da voz cantada
COMPETÊNCIAS
-
Domínio diferenciado dos diferentes tipos de respiração conforme a postura e o alinhamento vertebral.
-
Domínio de competência e destreza na execução dos diferentes tipos de respiração e âncoras de apoio físico-vocal.
-
Capacidade de executar com destreza a articulação e produção sonora projetada do texto e da voz cantada, assim como a passagem duma para a outra.
-
Capacidade de emissão do canto
-
Conexão com o sentido expressivo do texto mediante a respiração e o apoio vocal.
LABORATÓRIO CRIATIVO
Todos os meses convidaremos um profissional das artes do espectáculo ou de outras áreas complementares que se apresentem como uma mais-valia para o desenvolvimento de outras linguagens e técnicas específicas, contribuindo para o enriquecimento do aluno/a. Algumas áreas que abordaremos:
OBJETIVOS GERAIS
-
Incentivar a pluridisciplinaridade
-
Ter contacto com diversos profissionais das áreas artísticas
-
Desenvolver competências em diversas técnicas e linguagens
-
Potenciar a comunicação em cena através de diferentes formas e métodos
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
-
Escrita Criativa
-
Mímica
-
Máscara
-
Vídeo e Novas tecnologias
-
Hip-hop
-
Jazz
-
Canto (repertório musical) /trabalho coral
-
Cenografia
-
Figurinos
-
Artes plásticas /Design /Fotografia – divulgação e documentação dum espetáculo
-
Luz/Som – espectáculo
