CV - Colégio Cesário Verde

Tel: 21 945 75 90/1/2   /  geral@cesarioverde-ensino.pt 
Av. Infante D. Henrique, Lote 3091950-421 Lisboa

> Conheça a nossa Política de Privacidade
ATIVIDADES EXTRACURRICULARES DESPORTIVAS

Como complemento à oferta curricular, o Colégio oferece atividades extracurriculares desportivas ao longo do ano letivo.

Iniciam a 1 de outubro com programa a anunciar e inscrições a abrir brevemente.

A natação do nosso Colégio é destinada a alunos dos 3 aos 15 anos, estando as classes divididas em função da idade e do desenvolvimento motor.

As nossas aulas de natação assentam em dois princípios que consideramos muito importantes:

 

1) Sobrevivência.

A sobrevivência é, no nosso entender, o objetivo primordial de todos. É bom que tenhamos consciência de que a aprendizagem da Natação pode salvar vidas. Assim, pretende-se dotar os alunos das aprendizagens mínimas da natação, para que os tornem confortáveis e autónomos dentro de água.

 

2) Desenvolvimento das capacidades físicas.

As aulas de Natação constituem momentos privilegiados para o desenvolvimento das capacidades físicas coordenativas e condicionais gerais, contribuindo para a promoção da saúde.

O voleibol é uma modalidade desportiva que explora os diversos movimentos corporais, podendo não só auxiliar no desenvolvimento motor dos seus praticantes, mas também, no desenvolvimento da auto-estima, cooperação, disciplina, organização e também um meio de socialização entre os alunos de diferentes géneros.

 

Existe uma relação entre as habilidades físicas e cognitivas na prática do Voleibol: a coordenação motora, a lateralidade, o equilíbrio, a velocidade, o reflexo, a força explosiva, a flexibilidade, a atenção, a construção de gestos não naturais, a solução de problemas, o raciocínio, a imaginação, a criatividade, as tomadas de decisão, a construção de relações, o aprimoramento da relação espaço/tempo, a estratégia e o julgamento.

 

Todos esses elementos que são desenvolvidos nos treinos, absorvidos e organizados pela criança na sua construção individual dentro de um meio social.

O Judo foi criado por Jigoro Kano, uma arte marcial centenária, que através do estudo de diversas prestigiadas escolas de jujutsu (sistemas de combate feudais), criou um sistema mais eficaz e mais seguro de praticar.

 

Atualmente é um desporto olímpico, aproveita os movimentos do oponente para o vencer, fazendo prevalecer a técnica sobre a força, numa harmonia física e mental, proporcionando uma constante aprendizagem ao judoca.

Pelo tipo de técnicas utilizado, privilegia a utilização dos movimentos naturais do corpo, ajuda num desenvolvimento equilibrado e na postura.

A ginástica acrobática requer, por parte do ginasta, agilidade, força, coordenação , flexibilidade e equilíbrio, além das exigências técnicas de salto. As rotinas são executadas com acompanhamento musical e requerem expressão e movimentos do corpo perfeitamente sincronizados com a musica.

 

A Ginástica Acrobática na constituição dos seus pares e grupos tem ginastas com diferentes idades, estaturas e de ambos os sexos, aos quais damos três denominações: bases, intermédios e volantes. Os bases normalmente são os elementos mais velhos do par ou do grupo com um estatura mais alta, normalmente mais fortes para facilmente sustentarem e apoiarem o volante. O volante é o outro elemento do par ou grupo normalmente mais novo, com uma estrutura física mais baixa e mais leve para poder facilitar o trabalho em conjunto, permitindo também uma maior longevidade da participação desportiva.

Além de mais, esta disciplina cria laços de amizade muito

fortes entre os parceiros, bem como o espírito de trabalho em grupo e o mais importante de tudo a confiança entre os parceiros e treinadores

As aulas de Ginástica Desportiva são destinadas a alunos dos 4 aos 15 anos.

Esta é uma modalidade de muita complexidade, que engloba vários aparelhos que pressupõem movimentos bastante diferenciados e muito exigentes ao nível da sua execução. As aulas têm como objetivos fundamentais o desenvolvimento do corpo, o controlo dos movimentos e a aprendizagem das principais destrezas gímnicas.

O Desporto Escolar assume-se como meio educativo privilegiado para o desenvolvimento pessoal e social do aluno.

Assim, consideramos prioritária a aprendizagem do desporto - não só no desenvolvimento psicomotor, mas também a aprendizagem de valores, importante para o crescimento do aluno.

 

Os valores trabalhados na dinâmica de grupo, intrínseca às atividades desportivas são: o humanismo, a verdade e a honestidade, a solidariedade, o respeito e a lealdade, a disciplina e a coragem.

 

As modalidades praticadas no âmbito do Desporto Escolar no nosso Colégio são: a Ginástica Acrobática e o Voleibol. O quadro competitivo está dependente das normas do Ministério da Educação.