7º 8º e 9º ano

PROJETO DANÇA

Coordenação Maria Radich
Alunos das turmas do 7º ano A e B, 8º ano A e B, 9º ano


Partindo de vários estímulos como, o que somos e o que nos caracteriza individualmente em SOLOS, um olhar próximo
sobre o corpo emocional em PORMENORES e um excerto da coreografia ROSAS de Anne Teresa de Keersmaeker, construímos
momentos dançados que num todo falam sobre nós e como observamos o outro e o mundo.


SOLOS (6 MINUTOS, VÍDEO P-D1)


Lília, Lourenço, Catarina, Inês, Carolina, Marcos, Diana, Sofia, Maria Luiza, João
PORMENORES (2 MINUTOS, VÍDEO P-D2)


Catarina, Diana, Maria Luiza, Lília
ROSAS CV (2 MINUTOS, VÍDEO P-D3)


Catarina, Afonso, Diana, Marcos, Lília, Diogo, Lourenço, Inês, Gustavo, João, Maria Luiza, Sofia
ENSAIO ABERTO (8 MINUTOS, VÍDEO P-D4)


Afonso Dias; Catarina Cardoso; Diana Pires; Inês Espada; João Veludo; Marcos Dias; Carolina Lancastre; Diogo Cavalheiro;
Rafael Silva; Gustavo Martins; Lília Faria; Lourenço Harris; Maria Neiva; Sofia Salvado
Registo do ensaio aberto do projeto de dança realizado na escola na quinzena cultural em janeiro onde se mostraram em
grupo algumas das propostas iniciais que depois se desenvolveram no período de confinamento em casa a partir de março.

PROJETO MÚSICA

Coordenação Nuno Cintrão
Alunos das turmas 7º ano B, 8º ano A e B, 9º ano


TRIO DE GUITARRAS (1,30 MINUTOS, VÍDEO P-M1)
Miguel Chen, Miguel Vieira e Rodrigo Tobias
Interpretação em trio de guitarra do Bourree em Mi Menor BWV 996- J. S. Bach. A captação de som e vídeo foi realizada
utilizando o telemóvel.


ACREDITAR (3 MINUTOS, VÍDEO P-M2)
Mariana Almeida e Iara Ribeiro


WEBSTAGE CV - JUNHO 2020
O desafio foi compor uma canção com música e letra originais e a criação de um vídeo com a letra da canção. A captação da
voz e guitarra acústica foi realizada utilizando o telemóvel.


MÚSICA E DANÇA (2 MINUTOS, VÍDEO P-M3)
André Geraldo, Duarte Morais, Gonçalo Lino, Miguel Fernandes, Joel Cruz
O desafio lançado foi compor uma coreografia a partir de uma música original. A música foi criada utilizando um software
de edição e criação musical. Toda a captação de vídeo foi realizada com telemóvel.


OUVIR, VER, ESCUTAR (4 MINUTOS, VÍDEO P-M4)
Guilherme Ramos, João Pedro, Leonor Dias, Matilde Cruz
O desafio lançado foi a criação de uma experiência sonora e visual explorando também o som 3D.

PROJETO TEATRO

Coordenação Antonella Gilardi
Alunos das turmas 8º ano A e B, 9º ano


A ADOLESCÊNCIA EM QUATRO ATOS.
Construção de texto dramático com escrita original pelos vários grupos de alunos, em torno de questões sobre as quais
quiseram revelar posições. Originalmente


ACTO 1- IDENTIDADE (4 MINUTOS, VÍDEO P-T1)
Catarina Pessoa, Joana Pedroso Silva, Júlia Paulino, Ema Teixeira, Bruna Bráz


ACTO 2 - NAMORO (4 MINUTOS, VÍDEO P-T2)
Catarina Contente, Matilde Esteves, Henrique Anapaz, Ricardo Garcia


ACTO 3 – BULLYING (7 MINUTOS, VÍDEO P-T3)
Ana Nabais, Inês Carreiros, Laura Palma, Júlia Nunes


ACTO 4 -VÍCIOS (3 MINUTOS, VÍDEO P-T4)
Maria Barreiras, Maria Lança, Beatriz Reis

PROJETO COMUNICAÇÃO

Coordenação Inês Vieira
Alunos das turmas do 7º ano B, 8º ano A, 9º ano


Afonso Simões, António Pinguinha, Constança Veiga, Gonçalo Boavida, Leonor Fidalgo, Maria Dinarés, Alana Silva, Inês
Pinto, Alexandre Monteiro, Inês Barrocas, Rafael Dantas, Miguel Rodrigues, Rita Pina, Rodrigo Nogueira, Beatriz Sebrosa,
Alice Leitão, David Conceição, Maria Bento


LEGO.COM (3 MINUTOS, VÍDEO P-C1)
Histórias que se podem contar com o lego.


ALFABETO (4 MINUTOS, VÍDEO P-C2)
Comunicar com letras e gestos.


SONHO 1 & SONHO 2 (6 MINUTOS, VÍDEO P-C3)
Onde eu gostaria de estar?


VISITA À RTP (4 MINUTOS, VÍDEO P-C4)
Registo de uma visita à RTP realizada durante a quinzena cultural onde expressámos ideias sobre o que é comunicação.

PROJETO MULTIMÉDIA

Coordenação Diana Oliveira
Alunos das turmas do 7º ano A e B, 8º ano B, 9º ano


STOPMOTION (3 MINUTOS, VÍDEO P-MM1)
Martim Afonso (vídeo A), André Felizardo (vídeo B), Vicente Pinheiro (A Invasão)
Paint 3d (3 minutos, vídeo P-MM2)
Diogo Gomes e Francisco Bento
Ecologia Acústica (3 minutos, vídeo P-MM3)
Rafael Ferreira e Manuel Lopa
Viagem no tempo (3 minutos, vídeo P-MM4)
Joana Gonçalves

ARTES VISUAIS

Coordenação Ana Paula Brito
Alunos das turmas 7º, 8º e 9º ano


MÁSCARA _ COR/EMOÇÕES / MOVIMENTO
(1 vídeo, 4 minutos, EV3)


Movimento/Ritmo/Marcel Duchamp – Nu descendo as escadas - 7.º ano
Emoções/Sentimentos /Michael Craig-Martin - Seven Deadly Sins – 8.º ano
Cor/Arte/Google Arts &Culture – 9.ºano


Durante este período de confinamento foram vários os desafios lançados aos alunos. De 15 em 15 dias todas as turmas
conheceram as obras de um artista. Exploraram diferentes técnicas, adequaram materiais e criaram novas estruturas na
composição dos seus trabalhos. Em torno da autorrepresentação o 7.º ano criou o Livro Túnel e um Agamograph. O 8.º
ano explorou a volumetria, desenvolvendo uma escultura em papel e criando também os seus livros de artista inspirado
no movimento Cartonera. A partir de um jogo, o 9.º ano descobriu um artista com que se identificava e viajou até ao seu
país através do Google maps. Todo este percurso, culminou na criação de uma Máscara-origami personificada. Imagem
impactante, que retrata o paradigma atual. O vídeo resulta da compilação dos vários trabalhos do 3.º ciclo

PROJETO CINETEATRO

Coordenação e encenação Carla Chambel
Alunos das turmas 7º ano A e B, 8º ano A e B, 9º ano


A VIAGEM (EM TEMPOS DE QUARENTENA) À BELEZA OU À UTILIDADE
Vídeo inicial (4 minutos –P-CT1)


+ Vídeo Beleza (3.30 P-CT2) + vídeo Utilidade (3.30 P-CT3) estes 2 são para escolha do público para terminar a história.
Criação coletiva a partir de O QUE DIZ SIM O QUE DIZ NÃO de Bertolt Brecht. Tomámos a primeira cena desta peça de Brecht
como ponto de partida estrutural para a construção deste objeto. Três personagens que fazem uma viagem, um coro, e um
momento em que têm que tomar uma decisão. No nosso caso, o público também. Escolhe a BELEZA ou a UTILIDADE?


TRIO 1: Rapaz 1 – Pedro Agostinho; Rapariga 1 – Lúcia Morgado; Rapaz 2 – Rafael Silva
TRIO 2: Rapaz 3 – Irfan Iquibal; Rapariga 2 – Inês Seixo; Rapaz 4 – Igor Teixeira
TRIO 3: Rapaz 5 - Pedro Figueiredo; Rapariga 3 – Francisca Souto; Rapaz 6 – Rodrigo Bento
OBSTÁCULOS: Polícia 1 e Homem Hard Selling – David Oliveira; Polícia 2 e Homem da Feira – Diogo Murcho; Polícia 3 –
Afonso Capelo


CORO: Todos; Coro 1 – Carlota Sousa; Coro 2 – Gonçalo Esteves; Coro 3 – Inês Leitão; Coro 4 – José Sequeira
WEBSTAGE CV - JUNHO 2020
SOBRE O PROCESSO E O PROJETO (PORTELA, 16/06/2020, CARLA CHAMBEL)
Iniciámos uma viagem de um ano letivo com o desejo ambicioso de descobrirmos novas linguagens. Palco e cinema em
diálogo, interatividade entre o público e o objeto artístico.
E pensámos justamente numa viagem para 3 personagens. Uma viagem em que vamos descobrindo a pouco e pouco o
universo de cada um deles, mas acima de tudo o motivo porque partiram. No início do ano, o tema dos “Refugiados” estava
presente nas agendas educativas e decidimos que iria fazer parte do nosso percurso. Cada obstáculo que estes 3 personagens
encontram são mais um passo para reduzir a condição humana até ao seu mínimo. Tomámos a primeira cena da peça O QUE
DIZ SIM O QUE DIZ NÃO do Bertolt Brecht como ponto de partida estrutural para a construção deste objeto. Personagens
que fazem uma viagem, um coro, e um momento em que têm que tomar uma decisão. No nosso caso, o público também.
Escolhe a BELEZA ou a UTILIDADE?


O CORO. O papel da consciência. Aquele que questiona o público e os personagens nas escolhas que fazem do seu percurso.
É representado pela turma, num trabalho de coordenação, escuta e sincronia. Iria estar presente essencialmente no ecrã.


Os 3 PERSONGENS. Dois rapazes e uma rapariga. Um trio que faz um acordo e trabalha em equipa para concretizar a viagem
até ao momento em que passam a estar divididos. É representado por três trios que vão passando o testemunho ao longo
da história, num trabalho de cumplicidade e simbiose física. Iriam estar essencialmente no palco.
Mas, entretanto, chegou a pandemia, e tivemos que esquecer o palco e cingirmo-nos à linguagem filmada. E nem todos
estão à vontade para registar a sua imagem. Quem é adolescente e se sente confortável com a sua condição? Procurámos
não desistir, levar o projeto até ao fim e o desafio foi reinventarmo-nos. Usámos a imagem real, o stop motion, as marionetas
feitas com objetos de casa, a foto-montagem, o audio, tudo o que nos lembrámos para continuar a contar esta história. E
ironia das ironias, o tema da peça do Brecht é justamente sobre uma doença que se abateu sobre a cidade para a qual
os protagonistas procuram uma cura. É certo que nos afastámos do tema dos refugiados, para terminar a história com a
convicção que as regras também são para se por em causa.


Obrigada aos meus alunos, que não desistiram, que se reinventaram, mesmo nos momentos em que parecia não haver
saída. Obrigada aos alunos de New Media e à professora Diana Oliveira, que connosco partilharam o início desta viagem e
contribuíram com ideias e soluções. Obrigada ao professor Alexandre Oliveira que nos deu sempre um “boost” de confiança
nos caminhos que seguimos.


Tal como o Brecht diz: “Acima de tudo o importante é aprender a estar de acordo”. Mas também se pergunta: será que a
discórdia não é o princípio da mudança?

CV - Colégio Cesário Verde

Tel: 21 945 75 90/1/2   /  geral@cesarioverde-ensino.pt 
Av. Infante D. Henrique, Lote 3091950-421 Lisboa

> Conheça a nossa Política de Privacidade