5ºano

Teatro

Coordenação Rita Durão
Alunos da turma do 5º ano B


O JARDIM MÁGICO - UM CONTO E OUTRAS HISTÓRIAS
(1 vídeo, 7 minutos)


Disponibilidade, Teatro, Jardim, Escuta, Voz, Palavra, Significado. Estas são as palavras-chave que nos acompanharam ao
longo do nosso trabalho a par com a possibilidade de estimular nos alunos a ideia de se aproximarem do processo criativo
de cada um.

Dança

Coordenação Carla Ribeiro
Alunos da turma 5º ano A


A VIAGEM
(2 vídeos, 7 + 7 minutos)


A turma desenvolveu ao longo de meio semestre um trabalho de exploração e criação muito direcionado para a liberdade
criativa e estética, e para a apreciação da linguagem coreográfica. A partir de excerto da obra Vertical Road de Akhram
Khan e do vídeodança Sifreri, os alunos exploraram e criaram pequenos vídeodança, baseados em opostos como:

libertação/contenção, terreno/espiritual. Cada trabalho individual integra um vídeodança final, apresentado em duas secções, quecontam com a contribuição de todos os alunos, criando assim o objeto artístico coletivo A Viagem.

Música

Coordenação Nuno Cintrão
Alunos das turmas 5º ano A e B


ORQUESTRA VIRTUAL
(2 vídeos, 2 + 3 minutos)


“Vamos criar uma Orquestra Virtual à distância”. Este foi o desafio lançado. Cada aluno gravou um ostinato rítmico com um
objeto sonoro/instrumento à escolha e disponível em casa. O vídeo resulta da mistura de todas partes.

ARTES VISUAIS

Coordenação Ana Paula Brito
Alunos das turmas 5º ano A e B


ANIMAIS -HOMEM
(1 vídeo, 4 minutos)


Será um Animal ou um Homem? Foi a ilusão explorada pelos alunos no desenvolvimento das suas criações plásticas. Um
trabalho de auto representação implícita na escolha do animal, enfatizado no desenho e pintura das várias composições.
Iniciamos com a criação de um Desenho Surpresa, um desenho divertido, que permitiu estimular a imaginação e criatividade,

sem regras ou impossibilidades. Criação de um Agamograph, um exercício de arte cinética criado por Yaacov Agam, fundindoa imagem do animal e do aluno. Por último, a criação de uma Máscara - Origami, uma máscara de proteção personificada.Um trabalho interdisciplinar entre Ciências Naturais e Educação Visual.

6ºano

Teatro

Coordenação Carla Ribeiro
Alunos da turma 6º ano A


ZOOM IN PINA BAUSCH
(2 vídeos, 8 + 8 minutos)


Este projeto assenta no universo da coreógrafa alemã Pina Bausch e tem como base de pesquisa as suas obras. A turma
desenvolveu ao longo de meio semestre um trabalho de exploração e criação, individual ou coletivo, direcionado para a liberdade criativa e estética, 

e para a apreciação da linguagem coreográfica. Agora, nas circunstâncias em que todosvivemos, pudemos olhar para este projeto de uma forma completamente diferente. Reinventámos o trabalho desenvolvidona escola e, entre quatro paredes e através de uma câmara, criámos um vídeodança como projeto final.

Dança

Coordenação Carla Ribeiro
Alunos da turma 6º ano A


ZOOM IN PINA BAUSCH
(2 vídeos, 8 + 8 minutos)


Este projeto assenta no universo da coreógrafa alemã Pina Bausch e tem como base de pesquisa as suas obras. A turma
desenvolveu ao longo de meio semestre um trabalho de exploração e criação, individual ou coletivo, direcionado para

a liberdade criativa e estética, e para a apreciação da linguagem coreográfica. Agora, nas circunstâncias em que todosvivemos, pudemos olhar para este projeto de uma forma completamente diferente. Reinventámos o trabalho desenvolvidona escola e, entre quatro paredes e através de uma câmara, criámos um vídeodança como projeto final.

Música

Coordenação Cecília Simão
Alunos das turmas 6º ano A e B


BODY PERCUSSION & MÚSICA ERUDITA
(2 vídeos, 9 + 9 minutos)


Numa aprendizagem musical através da sensibilização, trabalhámos conteúdos com atividades como execução (percussão e movimento corporal), composição (improvisação) e apreciação (escuta ativa, conhecimento de estilos e formas musicais)
integrados com conhecimentos técnicos (teoria e notação

simbólica) e literários da música (conhecimentos gerais e estudo de partitura). O sentido musical é desenvolvido de forma natural e espontânea pois adquire-se conhecimento de forma
gradativa e contínua.


COMPOSIÇÃO MUSICAL ORIGINAL
(2 composições sonoras 10 +10 minutos)


Espaço para a composição e improvisação, importantes para o desenvolvimento criativo e musical. A partir da exploração das possibilidades sonoras, da identificação pessoal com determinados sons e aprendizagens mais técnicas estabelecemos um ambiente favorável a criar e improvisar, com instrumentos convencionais ou não, percussão corporal e voz. A partir de composições coletivas criadas nas aulas, cada aluno criou a sua composição original com notação gráfica; depois, a professora interpretou cada partitura ao piano, resultando numa simples e interessante compilação musical original.

ARTES VISUAIS

Coordenação Ana Paula Brito
Alunos das turmas 6º ano A e B


CARTAZES DE MICRO-ORGANISMOS PATOGÉNICOS
(1 vídeo, 3 minutos)


Fotocolagem-Fotomontagem; Microrganismos Patogénicos; Hannh Höch; Figuras Bizarras; Comunicação; Cartazes. São as palavras-chave exploradas no desenvolvimento de um trabalho interdisciplinar, entre Ciências Naturais e Educação Visual.

A partir da observação e análise do trabalho de Hannah Höch, pioneira na exploração das fotomontagens, os alunos foram desafiados a criar as suas figuras bizarras, construídas através de recortes de imagens, onde o microrganismo teria que fazer parte integrante do corpo das suas criações. Personagem essa a integrar uma campanha de prevenção. Os alunos criaram diferentes suportes de comunicação, entre os quais, o cartaz.

CV - Colégio Cesário Verde

Tel: 21 945 75 90/1/2   /  geral@cesarioverde-ensino.pt 
Av. Infante D. Henrique, Lote 3091950-421 Lisboa

> Conheça a nossa Política de Privacidade